Cantor Zé Vaqueiro cancela shows após nascimento de filho com síndrome de Patau

Nesta quarta-feira, 26 de julho, o cantor Zé Vaqueiro anunciou o cancelamento de sua agenda de shows até o dia 17 de agosto, após o nascimento de seu filho caçula, Arthur. O bebê foi diagnosticado com uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13, conhecida como síndrome de Patau.

Arthur é o segundo filho de Zé Vaqueiro com sua esposa Ingra Soares, e nasceu na última segunda-feira, 24. A equipe do cantor divulgou um comunicado informando que o bebê encontra-se na UTI devido à malformação e pediu compreensão para o cancelamento dos shows, destacando a importância da união familiar e do suporte nesse momento delicado.

O que é a síndrome de Patau?
A síndrome de Patau é uma doença genética rara, caracterizada por uma trissomia do cromossomo 13, o que resulta em malformações congênitas no rosto, membros e nos sistemas nervoso, cardíaco e urinário. Normalmente, os seres humanos possuem 46 cromossomos em cada célula, sendo 23 herdados do pai e 23 da mãe. Na síndrome de Patau, há a presença de um cromossomo 13 a mais, totalizando 47 cromossomos.

Consequências da síndrome
Os bebês com síndrome de Patau podem nascer com baixo peso e apresentam uma série de alterações físicas e malformações, como no coração, sistema nervoso, face, rins e ouvidos, além de problemas respiratórios e oculares. Em alguns casos, pode ocorrer microcefalia. A maioria das crianças com a síndrome tem uma sobrevida baixa e pode não sobreviver após o nascimento.

Diagnóstico e prevenção
A síndrome de Patau pode ser detectada durante o NPIT (teste de triagem pré-natal não invasivo), que analisa o sangue materno para identificar possíveis problemas genéticos, incluindo a trissomia 13. Apesar de não ser possível prevenir o problema antes da gravidez, é recomendado o aconselhamento genético para futuros pais que desejem informações sobre riscos de ocorrência de doenças genéticas. Em alguns casos, é possível analisar o embrião em processos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, para evitar a transmissão da síndrome.