Uma carta atribuída a Rose Miriam Di Matteo, ex-companheira de Gugu Liberato, tem gerado polêmica ao abordar a homossexualidade do saudoso apresentador. Compartilhado pelo colunista Erlan Bastos, do “Em Off”, o texto de seis páginas revela que Rose Miriam tinha conhecimento sobre a orientação sexual de Gugu e considerava o assunto “um problema muito sério”.
No documento, Rose Miriam expressa suas emoções e sugere que poderia alterar a sexualidade de Gugu por meio de “jejum e oração”. Ela revela ter conhecimento sobre os encontros dele com outros rapazes, mencionando especificamente a Alameda Canário, 830. A carta também relata momentos de tristeza intensa quando Rose Miriam se deparou com essas situações.
Trechos da carta destacam a dor que ela sentiu ao pesquisar sobre a sexualidade de Gugu na internet: “Outro dia eu entrei no Google e escrevi conforme me orientaram: ‘O Gugu é gay?’. E aí eu chorei. Meu coração se partiu ao meio e eu chorei sangue, meu choro foi amargo como o fel. Eu sei como você se encontra com alguns rapazes, eu sei o que acontece na Alameda Canário, 830. Eu sei dos viagras e das bebidas, eu sei dos celulares que não podem entrar junto dos donos, etc. (…) Sei de muitas coisas sobre seu homossexualismo [o termo correto a ser utilizado é homossexualidade], já quis saber da sua boca, mas não foi possível porque você nega terrivelmente.”
A carta teria sido escrita há aproximadamente 19 anos, após o nascimento dos filhos do casal, mas a autenticidade do documento não foi confirmada.
Em relação à herança de Gugu Liberato, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que Rose Miriam Di Matteo não é herdeira legítima da fortuna deixada pelo apresentador. A ministra Nancy Andrighi validou o testamento, determinando que os três filhos do casal, Augusto, Marina e Sofia, herdem 75% da fortuna, enquanto os outros 25% serão divididos entre cinco sobrinhos, sendo três filhos do irmão mais velho de Gugu, Amandio Liberato, e dois de Aparecida Liberato.
A revelação dessa carta traz à tona um aspecto pessoal e delicado da vida de Gugu Liberato. Embora sua autenticidade ainda não tenha sido confirmada, o conteúdo tem gerado discussões acerca da privacidade do apresentador e do relacionamento entre ele e Rose Miriam. Enquanto isso, a decisão recente do STJ sobre a herança deixa claro como o caso continua a ser alvo de disputas e controvérsias entre os envolvidos.