Jovem que faleceu em submarino estava apavorado e embarcou para agradar o pai, afirma tia

Lamentavelmente, no dia 22 de junho, foi confirmada a trágica morte dos cinco tripulantes do submarino Titan. Uma parente de Shahzada Dawood e seu filho, Suleman Dawood, revelou que o jovem de 19 anos estava apavorado com a ideia de embarcar no submersível. Azmeh Dawood, tia de Suleman, compartilhou que seu sobrinho concordou em participar da viagem apenas para celebrar o Dia dos Pais, comemorado no último domingo em alguns países.

No decorrer do dia, a descoberta de destroços do casco externo do submarino indicou uma “falha catastrófica” durante a expedição. Pouco tempo depois, a Guarda Costeira dos EUA confirmou que os destroços encontrados eram consistentes com uma implosão da câmara de pressão.

Azmeh, irmã mais velha do empresário paquistanês Shahzada Dawood, expressou profunda tristeza pela perda de seus entes queridos. Em entrevista à NBC, ela compartilhou: “Pessoalmente, é muito difícil pensar neles. Sinto como se estivesse presa em um filme terrível, com uma contagem regressiva, mas sem saber o que está sendo contado”. Azmeh relembrou que seu sobrinho não queria participar da exploração, mas decidiu fazê-lo para agradar o pai, que era um entusiasta da história do naufrágio.

“Estar nesta situação é surreal. Fico imaginando Suleman lá dentro, lutando para respirar… É algo incapacitante, para ser honesta”, desabafou, com lágrimas nos olhos. Suleman era estudante da Universidade de Strathclyde, na Escócia, enquanto seu pai residia no Reino Unido com a esposa e outro filho.

Após a mudança de Azmeh da Inglaterra para Amsterdã, o contato entre os irmãos diminuiu. A família havia acumulado sua fortuna por meio de investimentos no setor agrícola e médico no Paquistão, porém Azmeh afirmou categoricamente que nenhum valor em dinheiro a teria convencido a embarcar no submarino da OceanGate: “Mesmo se me oferecessem um milhão de dólares, eu não teria entrado no Titan”.

A família Dawood comunicou as mortes de Shahzada e Suleman por meio do Twitter. O comunicado dizia: “Nossos amados filhos estavam a bordo do submersível Titan da OceanGate, que pereceu no fundo do oceano. Pedimos que continuem mantendo as almas que se foram e nossa família em suas orações”. A família também expressou sua sincera gratidão a todos os envolvidos nas operações de resgate, cujos esforços incansáveis foram uma fonte de força durante esse período.

“Estamos profundamente agradecidos aos nossos amigos, familiares, colegas e simpatizantes de todo o mundo que estiveram ao nosso lado em nossa hora de necessidade. O amor e o apoio que recebemos são inestimáveis e nos ajudam a enfrentar essa perda inimaginável”, concluiu o comunicado.