Tragédia no RS: Socorrista do SAMU perde a vida ao tentar salvar homem de suicídio em penhasco

Uma triste tragédia abalou o município de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, quando a socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Lorezete Duarte, de 45 anos, faleceu ao tentar salvar a vida de um homem que ameaçava pular de um penhasco de 11 metros. O incidente ocorreu na última quarta-feira (19) e comoveu a comunidade local.

O SAMU foi acionado para resgatar o homem que estava prestes a cometer suicídio, posicionado perigosamente à beira do penhasco localizado na BR-386. Lorezete, juntamente com sua equipe composta por mais dois socorristas, foi ao local para prestar ajuda imediata.

Enfrentando uma situação de extrema tensão, a socorrista subiu até o topo do penhasco para alcançar o homem e retirá-lo daquela situação de risco iminente. Infelizmente, ao tentar puxá-lo pela blusa e afastá-lo da beira do precipício, ambos acabaram caindo do penhasco.

Lorezete sofreu ferimentos graves na queda e não resistiu, vindo a falecer no local. Já o homem que ela tentava salvar foi encaminhado ao hospital de Frederico Westphalen, onde recebeu tratamento para os ferimentos sofridos na queda. Felizmente, ele não corre risco de vida.

A trágica morte de Lorezete comoveu a equipe do hospital onde trabalhava. Na última quinta-feira (20), seus colegas prestaram uma emocionante homenagem à dedicada socorrista. Durante o momento de reflexão, realizaram uma oração e um minuto de silêncio em memória da colega de trabalho. Em uma demonstração de respeito e carinho, soltaram balões brancos em sua homenagem.

Uma das enfermeiras presentes na homenagem declarou emocionada: “Estamos aqui para prestar homenagem a uma colega de profissão e de farda que, tragicamente, teve sua vida ceifada no dia de ontem. O que nos conforta e, ao mesmo tempo, nos revolta, é o entendimento de que ela perdeu a vida salvando, como salvou, a vida de uma outra pessoa”.

A notícia da morte de Lorezete também mobilizou a prefeitura de Frederico Westphalen, que decretou luto oficial de três dias em respeito à socorrista que dedicou sua vida a salvar outras vidas. Nas redes sociais, o Hospital Santo Antônio, onde ela atuava, publicou condolências e destacou a memória de Lorezete como exemplo de amor e dedicação à profissão.

Neste momento de dor e consternação, toda a comunidade se une em sentimentos de pesar e agradecimento pela coragem e comprometimento demonstrados por Lorezete Duarte em sua nobre missão de salvar vidas. Seu legado de bravura e abnegação será sempre lembrado e admirado por todos que tiveram a oportunidade de conhecer e trabalhar ao lado dessa verdadeira heroína.